Mensagens populares

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Opinião de Como está o Mercado, de quem sabe!


"Este ano é a melhor altura para colocar a casa no mercado."

O melhor vendedor da REMAX em Portugal nos piores anos da crise do imobiliário revela as suas expectativas para o sector.
A equipa liderada por Nuno Gomes atingiu o melhor resultado de sempre em 2014, em termos de volume de negócios: 21 milhões de euros. Aquele que é um dos campeões de vendas de casas em Portugal antecipou ao Diário Económico que este ano será a melhor altura para vender casa mas que, dentro de três anos, o imobiliário pode sofrer novo revés.

2014 marcou finalmente a retoma do sector imobiliário?
2014 foi um ano em que a confiança regressou ao mercado imobiliário. O processo de estabilização de preços consolidou-se em 2014, e a tendência de descida acentuada de preços atenuou-se. A equipa que lidero registou o melhor ano de vendas de sempre, fruto da forte procura que os imóveis que comercializamos em Lisboa registaram. Foi a maior prova de que a confiança dos compradores regressou.

Está optimista em relação à evolução do sector em 2015?
Sim. Os sinais que tenho são de que a procura continuará forte, sobretudo nos segmentos de imóveis ‘premium', em que o factor localização é fundamental.

Esta será então uma boa altura para vender casa?
Sem dúvida. Se em 2011 fui o único ‘player' do mercado que disse "se puder não venda a sua casa", e fui muito criticado por isso, hoje digo precisamente o contrário. Este ano é a melhor altura para colocar a casa no mercado. Mas acredito também que surgirá uma nova crise no sector daqui a três anos. Quando os investidores estrangeiros atingirem os cinco anos necessários para ter nacionalidade portuguesa e decidirem vender as casas que compraram a preços 30% a 50% acima do seu valor real, os preços vão sofrer uma forte queda.

Como estão a evoluir os preços de venda?
O processo de estabilização de preços consolidou-se em 2014, e a tendência de descida acentuada de preços atenuou-se. Em 2015 os preços estarão estáveis, sem grandes oscilações. Todavia, nalguns bairros ‘premium' de Lisboa, como o Chiado, Príncipe Real, Lapa, Estrela, Alvalade, há uma tendência para uma ligeira (e continuada) subida, pois a procura é maior do que a oferta, o que gera um movimento de subida dos preços.

Nota uma maior facilidade de acesso ao crédito para a compra de casa?
Sim, apesar do crédito concedido ainda registar valores tímidos, há um maior acesso ao crédito habitação, que deverá crescer em 2015.

Quais os factores que serão mais determinantes para o imobiliário em 2015?
A recuperação da economia portuguesa será um factor positivo para o imobiliário, pois aumenta os níveis de confiança de proprietários e compradores. Quando o horizonte de futuro melhora, há um reflexo nas expectativas e intenções de venda e compra transformam-se em processos efectivos.

Fonte: economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário