Mensagens populares

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Como está o Mercado?

Depende! O que necessita? Comprar, vender, arrendar?

Ao falar sobre esse assunto, deparo-me demasiadas vezes com questões que se prendem com a definição de mercado. Ora não sabendo o que quer dizer mercado nunca conseguiremos explicar correctamente, daí que vá começar por definir mercado: 

Mercado é o local no qual os agentes económicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Posso ainda acrescentar que o mercado tende a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.



Perante a definição de mercado, posso concluir que quem faz com que os preços do mercado subam ou desçam são os agentes económicos. No caso do mercado imobiliário serão os compradores de imóveis por um lado e os vendedores de imóveis por outro. Nessa relação podem aparecer outras variáveis como por exemplo a maior ou menor facilidade de acesso ao crédito, os impostos cobrados pelo estado nas transacções imobiliárias, os incentivos fiscais, entre outros.


Como se verifica na definição de mercado, os mediadores imobiliários não aparecem, uma vez que como o próprio nome diz, são apenas mediadores. Logo o preço não é feito pelos mediadores mas sim pelos compradores e vendedores. Os compradores procuram comprar o mais barato possível, os vendedores procuram vender o mais caro possível. Quando se entendem, estão a fazer mercado. Os preços de mercado, não são mais que entendimentos entre os compradores e vendedores de imóveis.

Dada esta pequena introdução, conclui-se que os mediadores e angariadores imobiliários, nada têm a ver com os preços que se praticam no mercado. Prestam um serviço que proporciona a compra e venda de imóveis, mas não são os eles que os compram ou vendem, logo se um imóvel e vendido por um preço mais alto ou mais baixo, em ultima análise isso deve-se aos compradores e vendedores de bens imobiliários.



Assim passo ao assunto: Como está o mercado imobiliário?

Para as diferentes intenções resultam diferentes resultados:

-Se quer comprar boas oportunidades de negócio existem. Os preços dos imóveis desde 2008 até hoje tiveram uma baixa significativa. Hoje o mercado já se encontra mais líquido, pela existência de mais compradores (procura), no entanto, a nível de preços, pouco recuperou das perdas da chamada crise do sub prime. Para aqueles que procuram investir, continua a haver excelentes oportunidades ser bem que ao aparecerem, rapidamente são comercializadas, pelo que é necessário estar atento, e de preferencia estar representado por um profissional que o ajude na espera das oportunidades. Será que vai começar agora a subir? São questões que se colocam a quem está a pensar vender ou a comprar um imóvel. Da análise de preços do último semestre, verificamos o apartamento T2 vendido nesse mês, hoje se aparecerem iguais, ao mesmo preço, também são rapidamente vendidos, logo estaremos no fim da curva descendente de preços? Fica para reflexão...O que podemos dizer, é que com a abertura da banca, no que toca a financiamento para crédito habitação o que vier a acontecer nos preços de mercado, em muito se vai dever a esse importante interveniente.

-Se quer vender, aconselhe-se com profissionais do sector, e coloque a casa à venda ao preço de mercado. Não há boas nem más alturas para se vender uma casa, assim como não há más nem boas alturas para se vender um carro. Só temos uma vida, e se vai vender para comprar, ou para seguir em frente com a sua vida, não espere pelo mercado... Faça questões como: A que preço foi vendida a casa do meu vizinho? Qual o preço que o meu vizinho tem a sua casa à venda?;

-Se quer vender para comprar, pode até fazer bom negócio pois se o preço da sua actual casa está a baixar, a que vai comprar também está, se vai comprar uma casa mais cara até beneficia com o diferencial. O encaixe de menos valia na casa actual, pode ser compensado com uma compra a um preço muito mais baixo, da casa futura. Por vezes, o não fazer nada, pode ser a pior das decisões.;

-Se quer comprar para arrendar, além das boas oportunidades que existem, a nova lei do arrendamento melhora as condições de despejo dos incumpridores. As rentabilidades são também, superiores aos depósitos e aplicações sem risco.

-Se quer arrendar, veja por quanto tempo. Dez anos numa casa arrendada, e atendendo ao valor das casas e potencial de valorização das mesmas não é com certeza bom negócio. Arrendar compensa se quiser ficar no imóvel pouco tempo, ou se não tiver acesso ao crédito no imediato, uma vez que as rendas continuam superiores àquilo que se paga ao banco em prestações. Compare a renda que vai pagar com a prestação de crédito para uma tipologia idêntica. 


A nossa habitação não deve ser encarada apenas como negócio, pelo que o estado do mercado é importante, mas a sua vida é mais. Para uma ajuda profissional fale com um consultor da Remax Vintage no Porto. Boas decisões!

Sem comentários:

Enviar um comentário